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Nossa economia e o futuro das pequenas empresas

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Vivemos um momento que nunca passamos antes: o de grandes incertezas. Posições políticas exageradas, conflitos de interesses, situação econômica em rápida degradação e a recessão batendo na nossa porta com suas graves consequências sociais e econômicas. O que fazer? Como vai ser o futuro do nosso negócio a curto e médio prazo? Que decisões tomar diante de tantas incertezas? Como trabalhar com todas as dificuldades?

São perguntas que estão assustando os pequenos negócios e os empreendedores. Não existe uma “receita de bolo” para esse maremoto que sacode a nossa economia, mas podemos adotar práticas de controle e gestão que irão ajudar ou mesmo “clarear” a tomada de decisões. Entre elas podemos destacar:

  • Analise sua planilha de custos e/ou despesas fixas mensais. Veja o que ainda é possível cortar ou diminuir incluindo as suas despesas pessoais;
  • Projete esses custos para os próximos 12 meses;
  • Faça o mesmo com os custos/despesas variáveis (matérias primas, mercadorias, fretes, embalagens, dentre outros). Veja o que é possível racionalizar, terceirizar ou mesmo cortar;
  • Se for uma empresa comercial, faça um balanço detalhado do seu estoque, e se possível, planeje uma diminuição real dessas mercadorias paradas. A partir disso busque novas práticas de gestão e controle visando não mais imobilizar capital de giro;
  • Faça uma projeção das suas prováveis receitas e despesas através de uma planilha de “Fluxo de Caixa” para os próximos 12 meses, visualizando o seu “negócio” agora e no médio prazo;
  • Monte alguns “cenários” para a tomada de decisões, tipo alguns planos de ação (A – B – C – D) e veja como deve ficar a sua necessidade de “capital de giro” daqui pra frente;
  • Monte estratégias de ação para “tocar o negócio” nesse “furacão” que ainda não passou e nem sabemos quando ainda irá acontecer;
  • Lembre-se: “estamos em guerra”, sabemos como começou, mas não sabemos termina. Temos que sobreviver! Os consumidores irão voltar!

O mais importante nesse momento é a visualização dos seus números, o domínio do seu “negócio” e a sua perspectiva de curto e médio prazo. Por mais difícil que pareça, são práticas que se você ainda não adota, comece como uma nova realidade das suas ações de gestão.

Fuja das “alucinações e especulações”, seja proativo, encare suas dificuldades dentro da sua realidade e pense em saídas estratégicas para a sobrevivência da sua empresa. Desta vez estamos todos dentro do mesmo barco. Lembre-se: assim como na vida e/ou nas nossas empresas, são as decisões que tomamos e a gestão que implementamos que fazem acontecer.

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