A crise do coronavírus vem mudando cada dia mais a vida de todos. Tivemos que reeducar nossos hábitos, nossa rotina e até nossos processos produtivos no ambiente corporativo, onde estamos encarando o “novo normal”, enquanto os olhares mais otimistas estão vislumbrando o cenário pós-pandemia.
Esse panorama é muito novo para todo mundo e ainda estamos aprendendo quais são as melhores formas de retomar as atividades minimizando ao máximo o risco para os colaboradores. É uma situação delicada, já que cada erro pode trazer consequências graves.
Um dos pontos mais importantes para superar esse momento é a gestão de pessoas. Seja antes, durante ou depois da pandemia, os colaboradores sempre são o maior ativo que uma empresa possui. Acredito que a habilidade de gestão de mudança nunca foi tão importante, pois é uma crise sem precedentes, afetando negócio e a vida de todos. São várias “peças” para mover ao mesmo tempo. Isto porque é primordial saber conduzir as emoções e o desempenho dos colaboradores para sobreviver à crise.
Diante desse cenário é quase impossível que os colaboradores não tenham sido afetados mentalmente, é quase impossível que os funcionários voltassem sem o receio de serem contaminados, ou até mesmo desmotivados por causa da situação, mas, as organizações que valorizam os funcionários como pessoas, não medem esforços para proporcionar melhores práticas na organização, visando bons resultados além do bem-estar dos membros que estão inseridos na empresa.
São muitas transformações em pouco tempo e o gestor precisa ter habilidade para dar acolhimento, atenção, tranquilidade e, ao mesmo tempo, conseguir que as equipes realizem o necessário, em condições completamente diferentes.
No cenário atual, vale mencionar alguns dos papéis do gestor. O primeiro é a adequação do ambiente físico, isto é, realizar as adaptações das instalações de trabalho, em casos que não comportam o trabalho remoto. Não basta colocar um vidro de álcool em gel na recepção. É preciso avaliar, de forma real, a organização do espaço, de cada estação de trabalho, das distâncias, dos processos, de forma a garantir que o ambiente esteja seguro, é preciso manter uma comunicação clara e objetiva, expondo desafios e oportunidades, é fortalecer a ideia de que é preciso viver um dia de cada vez e enquanto durar esse dia, todos estão juntos, trabalhando em equipe, e buscar proporcionar um ambiente agradável de trabalho, mesmo à distância.
Cuidar para que exista um ambiente de cooperação, descontração e motivação entre as pessoas de forma que todos possam render muito mais profissionalmente, é entender que podemos investir nas melhores ferramentas e nos métodos mais avançados de gestão, mas se não investirmos em pessoas jamais alcançaremos o resultado esperado.
“ A boa gestão de pessoas, passa pela cultura do entender, e do querer ver o outro como a si mesmo”.
“Os líderes precisam entender que o relacionamento com as pessoas que lideram, é algo de extrema importância, se uma pessoa não se sentir respeitada, valorizada, reconhecida, primeiro como pessoa e claro pelo trabalho que realiza, ela com certeza não estará envolvida em seu trabalho de forma consistente, profunda e obviamente seus resultados não serão os melhores.”
Artigo por: Danianne Mendes