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Informações eficientes e planejamento estratégico – Fontes de Resistência a Crise –

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Apesar do prolongamento da crise na Zona do Euro e da guerra  comercial entre a China e os Estados Unidos América, o Brasil vem conseguindo manter um  razoável dinamismo na busca de um crescimento e na resistência à retração global. Esse contexto trouxe ao gestor brasileiro uma grande necessidade de informações confiáveis e uma visão estratégica  da sua empresa.

Nesse sentido, foi positiva a visão futurista do País que, desde o final de 2007, adaptou suas leis (com a Lei 11.638/07) a esse cenário que se iniciava na época, na qual o Brasil entendeu que para se enfrentar uma crise deveria buscar forças no mercado interno e no investidor externo.

Em contrapartida a esse fato, os investidores e os gestores também se depararam com a necessidade em compreender tais dados que são gerados e, dessa forma, o Brasil passou a conhecer e dar importância à contabilidade e a quem consegue fazer dela fontes de informações e transformá-la em um planejamento estratégico.

Esta busca do conhecimento por parte dos gestores e investidores por um melhor planejamento estratégico, trouxe a eles a necessidade de uma linguagem mais adaptada ao mundo corporativo e não somente ao nosso mercado, e desta forma o empresário brasileiro começa a se preparar para o mercado nacional e internacional não mais somente através das grandes e médias empresas, mas agora pelas pequenas e microempresas também.

As pequenas e microempresas brasileiras não tinham em sua cultura o fato de que a contabilidade fizesse parte de seu negócio e a tinham apenas como uma necessidade para prestar contas ao fisco, geração das guias de impostos e folha de pagamento, dentre outras tarefas. No entanto, agora estão atentas à importância da contabilidade como uma nova visão gerencial, como fonte de continuidade de seu negócio ou de atrair investimentos para o crescimento de sua empresa.

O gestor teve, além de obrigações novas, maior reconhecimento de suas atividades que passaram a ser importantes para a tomada de decisão em todos os setores da empresa.

Para 2019, esperamos, neste segundo semestre, que o País retome o crescimento de forma mais acentuada, o que fará com que aumente, ainda mais, a força interna das pequenas e microempresas brasileiras e a conquista da a internacionalização dos seus produtos. 

Mas, para isso, não basta somente ter conhecimento da nova realidade contábil e sim aplicar e colocar as informações de modo que estes possam transformar a sua empresa e também construir o seu planejamento para os próximos meses ou anos.

O Planejamento Estratégico é um processo de grande importância nas organizações, independente do seu porte e setor o qual atua, pois um planejamento bem executado as impulsionarão na direção correta, de forma que elas possam definir sua identidade organizacional, desenvolver seus controles de desempenhos, antecipar-se às ameaças, reduzir seus custos quantitativos e invisíveis, melhorar a qualidade de seu quadro de profissionais e traçar um plano de oportunidades conhecendo melhor as suas fraquezas, forças e ameaças. 

Quem ganha com tudo isso são as empresas, o mercado e os investidores, que cada vez mais têm em suas mãos as informações uniformes, de qualidade, transparentes e estrategicamente planejadas.

Texto por: Adão de Matos Junior, sócio da Bolster Consultancy  e membro do Conselhos das Micro e Pequenas Empresas da Associação Comercial do Estado de Minas Gerais.          

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